SALA DE IMPRENSA

Notícias
Fale com a Assessoria




< Voltar a página inicial

Jogos de férias a favor do meio-ambiente
Publicado em 31/07/2017

Você está em : SALA DE IMPRENSA | Notícias

Mais de duas toneladas de materiais reciclados por dia foram coletadas durante jogos de férias de instituição localizada no Jaguaré (SP). Projetos sustentáveis têm o apoio da Loga - Logística Ambiental de São Paulo S.A

No período de férias, com o intuito de sair da rotina, a maioria dos jovens prefere relaxar, aproveitar e se divertir. As atividades escolares e profissionalizantes passam bem longe da vida de grande parte deles. Mas, no Jaguaré (SP) é bem diferente. Anualmente, mais de 200 jovens participam dos “Jogos de Férias” da Sociedade Benfeitora Jaguaré. Este ano, a competição ocorreu até o dia 21 de julho.

De acordo com Margarida Ruivo, diretora-geral da instituição, “as atividades, que vão desde metas para coleta de materiais recicláveis, que serão destinados corretamente, até jogos lúdicos e de resistência, têm o intuito de despertar no participante a importância de cuidar do meio ambiente, além de capacitá-los para o mercado de trabalho, desenvolvendo técnicas, como liderança, atuação em equipe e inteligência emocional”.

A entidade, que atua na promoção de programas socioeducativos e profissionalizantes para moradores do Jaguaré em situação de vulnerabilidade social, recebe diariamente 1.700 crianças, adolescentes, jovens e adultos. O seu DNA é sustentabilidade.

Um dos programas também realizados na instituição é o Projeto IAJA - Incubadora Ambiental Jovem & Ação, subsidiado pela Loga - Logística Ambiental de São Paulo S.A, empresa responsável pelos serviços especializados de coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos domiciliares e dos serviços de saúde gerados no Agrupamento Noroeste do Município de São Paulo.

Os cursos de capacitação (teórico-práticos) nas áreas de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Gestão de Projetos, que têm duração de um ano, são ofertados aos jovens e adolescentes da comunidade do Jaguaré, objetivando que, posteriormente, possam multiplicar esse conhecimento.

Segundo Beatriz Longuini, que atua no Departamento de Responsabilidade Socioambiental da Loga, os cursos são importantes, pois, ao final do período, os alunos saem preparados para exercer funções ambientais, além de aplicar os conceitos apreendidos na instituição, comunidade e no seu dia a dia.

“Desde o início do projeto, já formamos 71 alunos. A maioria está empregada. Temos colaboradores que participaram do IAJA e hoje trabalham na própria Loga. Alguns continuaram estudando, cursando até mesmo o Ensino Superior. Além disso, muitos dos conceitos transmitidos durante os cursos são aplicados em diversos momentos, tornando os jovens multiplicadores. Um exemplo é a Oficina Lixarte, constituída por cursos que ensinam os participantes a reutilizarem os materiais, com intuito de gerar renda”.

Anualmente, 20 jovens participam de aulas e atividades que envolvem questões de gerenciamento sustentável dos resíduos sólidos, empreendedorismo, elaboração e execução de projetos e captação de recursos. Ao longo dos cursos, os estudantes produzem cinco projetos relacionados aos resíduos sólidos e à operação de coleta. Dentre os diversos temas apresentados semanalmente estão: conceito de sustentabilidade, sustentabilidade financeira/econômica, Política Nacional de Resíduos Sólidos, desafios socioambientais no Jaguaré, dentre outras aulas ministradas pelos colaboradores/voluntários da concessionária.

Segundo Daniel Rezende Gomes do Santos, ex-aluno do IAJA e atualmente estagiário da Sociedade Benfeitora Jaguaré, na área de Meio Ambiente, o objetivo dos projetos ambientais desenvolvidos pela entidade “é auxiliar os alunos e a comunidade, ajudando-os no desenvolvimento de uma consciência sustentável”.



Mais publicações

Pintados de rosa, caminhões de coleta chamam atenção por onde passam
( Publicado em 05/10/2017 )


A importância logística e ambiental de um transbordo de resíduos
( Publicado em 02/08/2017 )


Humildade ao volante, histórias de sucesso construídas na coleta
( Publicado em 25/07/2017 )


Loga inaugura Central de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde
( Publicado em 08/05/2017 )


A Cara da Loga estampa rostos de coletores e motoristas em caminhões
( Publicado em 02/05/2017 )


Mais publicações...


LOGA Logística Ambiental de São Paulo - Sede e Central de Operações: Av. Marechal Mário Guedes, 221 - Jaguaré - São Paulo/SP - CEP 05348-010 - T: 11 2165.3500

© 2017 | LOGA - Logística Ambiental de São Paulo S/A. Todos os Direitos Reservados
Hospedado por: ExacTI