SALA DE IMPRENSA

Notícias
Fale com a Assessoria




< Voltar a página inicial

Você sabe o que acontece com o que você descarta?
Publicado em 7/3/2018

Você está em : SALA DE IMPRENSA | Notícias

Com o crescente desenvolvimento sustentável pelo qual a sociedade passa, uma das questões mais importantes a serem abordadas é o ciclo do seu resíduo sólido. Quando passamos a entender quais são os acontecimentos que se sucedem em uma cadeia ambiental, agregamos mais valor ao processo como um todo e então, entendemos porque existem os procedimentos corretos para viabilizar as possibilidades de otimizar o sistema.

Visando reduzir as consequências e conscientizar sobre o que esse descarte pode provocar, a Logística Ambiental de São Paulo – Loga, explica o ciclo dos resíduos sólidos do agrupamento noroeste da cidade de São Paulo.

Após as coletas seletiva e domiciliar serem realizadas em dias e horários específicos em cada rua, a seletiva é encaminhada às cooperativas cadastradas à Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), onde são separados e comercializados pelas mesmas, gerando emprego e renda para mais de mil pessoas.

Os resíduos que não são recicláveis são encaminhados à Estação de Transbordo da Ponte Pequena e depois, em carretas maiores, ao aterro sanitário. A estação é responsável por receber os resíduos no primeiro momento por uma questão de melhor estratégia de coleta, economia de combustível, tempo e operacionalização logística e, ainda, diminuindo a liberação de gases prejudiciais ao meio ambiente. No local é descartado cerca de 6.000 toneladas de resíduos por dia.

Ao chegar no aterro sanitário, os resíduos são depositados em locais devidamente tratados e preparados com impermeabilização e drenagem de gases e líquidos. Em uma técnica de compactação são feitas camadas de terra e resíduos sólidos que, ao término de sua vida útil é coberto com geomembrana (geossintético que consiste em uma manta de liga plástica, elástica e flexível) ou então o solo é compactado e gramado.

Esse processo gera um líquido que é chamado de chorume, esse líquido é tratado por uma empresa de saneamento e transformado em água de reúso. Os gases que resultam do processo de tratamento dos resíduos podem ser transformados em energia elétrica e comercializados como crédito de carbono.

Tome nota


Mais publicações

EU JOGO LIMPO COM SÃO PAULO passa a se chamar RECICLA SAMPA
( Publicado em 11/8/2018 )


Loga lança redes sociais
( Publicado em 10/23/2018 )


Novos horários de coleta na região Norte
( Publicado em 9/12/2018 )


Uirapuru Mirim leva arte a crianças e jovens no Butantã
( Publicado em 9/3/2018 )


Atenção munícipe: alteração de coleta
( Publicado em 8/17/2018 )


Mais publicações...


LOGA Logística Ambiental de São Paulo - Sede e Central de Operações: Av. Marechal Mário Guedes, 221 - Jaguaré - São Paulo/SP - CEP 05348-010 - T: 11 2165.3500

© 2018 | LOGA - Logística Ambiental de São Paulo S/A. Todos os Direitos Reservados
Hospedado por: ExacTI