SALA DE IMPRENSA

Notícias
Fale com a Assessoria




< Voltar a página inicial

Consumo consciente: por que devemos reduzir o consumo de plástico?
Publicado em 8/17/2018

Você está em : SALA DE IMPRENSA | Notícias

Recentemente, o Rio de Janeiro proibiu o uso de canudinhos de plástico em bares, lanchonetes e restaurantes. A cidade é a primeira do Brasil a estabelecer tal medida. Trata-se de um avanço, pois os componentes deste facilitador geralmente não são biodegradáveis e acabam por se tornar um dos maiores inimigos do meio ambiente.

 Os canudos de plástico têm uma vida útil de 15 minutos (tempo estimado para consumo de águas, sucos e refrigerantes enlatados), enquanto sua decomposição na natureza pode demorar centenas de anos. Além disso, os canudos, assim como as sacolas de plástico, possuem em sua composição o poliestireno – componente químico que influencia diretamente no agravamento do aquecimento global, pois a emissão do gás carbônico (CO2) polui ecossistemas e colabora para o risco de vida de animais em extinção.

“Normalmente as pessoas optam por utilizar canudos devido ao receio de copos mal lavados ou latas contaminadas, mas é preciso conscientizá-las acerca desse tema, pois hoje já existem outras opções menos agressivas ao meio ambiente, como os canudos de papel, aço inox ou mesmo os de silicone”, afirma Beatriz Longuini, responsável pelo Departamento de Responsabilidade Socioambiental da Loga – Logística Ambiental de São Paulo.

Todo cidadão é capaz de contribuir para a qualidade do meio ambiente no que diz respeito ao plástico, pois, para a maioria dos materiais, existe uma alternativa mais eficiente: as sacolas de plástico podem ser substituídas por retornáveis ou caixas de papelão; os canudinhos podem ser encontrados nas versões em papel, silicone ou inox e, no que diz respeito aos copos, pratos e talheres de plástico, há opções em alumínio, inox e metal.

Em média, os aterros sanitários são projetados considerando uma vida útil de 10 anos, mas quando são utilizados de forma correta e consciente podem durar muito mais tempo. O descarte irregular de materiais ocupa um espaço desnecessário no aterro, por isso é tão importante contribuir com a coleta seletiva e fazer a destinação correta dos resíduos.

Há, ainda, muitos materiais de plástico difíceis de serem substituídos, mesmo que as pessoas façam grande esforço para não utilizá-los. Nesses casos, a Loga recomenda: reduza o consumo, reúse, recicle e se lembre: novas atitudes geram novos exemplos!


Mais publicações

Faça sua faxina de ano novo sem prejudicar o meio ambiente!
( Publicado em 1/2/2019 )


Com nova frota, Loga reduzirá ruídos e emissões de poluentes
( Publicado em 12/24/2018 )


Loga recebe certificações ISO 37001 e ISO 9001
( Publicado em 12/20/2018 )


Crianças e jovens da Comunidade São Remo apresentam teatro musical
( Publicado em 12/14/2018 )


EU JOGO LIMPO COM SÃO PAULO passa a se chamar RECICLA SAMPA
( Publicado em 11/8/2018 )


Mais publicações...


LOGA Logística Ambiental de São Paulo - Sede e Central de Operações: Av. Marechal Mário Guedes, 221 - Jaguaré - São Paulo/SP - CEP 05348-010 - T: 11 2165.3500

© 2019 | LOGA - Logística Ambiental de São Paulo S/A. Todos os Direitos Reservados
Hospedado por: ExacTI