SALA DE IMPRENSA

Notícias
Fale com a Assessoria




< Voltar a página inicial

Com nova frota, Loga reduzirá ruídos e emissões de poluentes
Publicado em 12/24/2018

Você está em : SALA DE IMPRENSA |

Empresa responsável pelo Agrupamento Noroeste da cidade de São Paulo investiu cerca de R$ 10 milhões em novos veículos para modernizar e ampliar coleta mecanizada e de Resíduos de Saúde

 

Trinta e seis novos caminhões, mais modernos e com maior capacidade de transporte, foram incorporados no dia 21/12, sexta-feira, à frota da Loga – Logística Ambiental de São Paulo. A empresa é responsável pela coleta de resíduos sólidos e de saúde no Agrupamento Noroeste da capital paulista. O investimento total foi de cerca de R$ 10 milhões.

Dentre os veículos novos, que se somam aos mais de 200 já operados pela empresa, 33 serão utilizados para a coleta de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), sendo 26 caminhões do tipo “baú”, para pequenos geradores, com 13,5 m3 de espaço para armazenagem. Os outros sete são hospitalares para grandes geradores, com 15 m3 de capacidade.

Um dos destaques é que a nova frota trará maior conforto acústico para os pacientes internados em centros médicos da cidade. Isso porque os novos equipamentos que serão utilizados na coleta de lixo de grandes hospitais utilizam um implemento de coleta mecanizado (equipamento que levanta as caçambas para despejar o lixo nos caminhões) capaz de funcionar com o motor em um nível de rotações menor do que o dos caminhões empregados atualmente, diminuindo o ruído da operação. Outro aspecto positivo dessa característica é uma redução na emissão de poluentes.

Para a coleta de RSS em pequenos estabelecimentos, como clínicas, consultórios, farmácias e estúdios de tatuagem, os novos caminhões baús ampliarão em 50% a capacidade volumétrica da operação em relação aos veículos modelo “van” empregados hoje em dia.

De acordo com Valnei Nunes, presidente da Loga, além de possuir motorização mais moderna e, consequentemente, menos poluente, a nova frota, cuja aquisição é uma das exigências do contrato com a prefeitura, garantirá regularidade aos serviços. “Embora com a frota atual seja possível manter nível adequado de atendimento à população, a aquisição dos novos caminhões nos garantirá reserva técnica para eventuais ocorrências operacionais e nos permitirá acompanhar o crescimento da cidade”, destaca Nunes.

A coleta de RSS atende cerca de 18 mil estabelecimentos de saúde, incluindo grandes hospitais, clínicas, consultórios, pet shops, farmácias e estúdios de tatuagem, dentre outros estabelecimentos. O serviço, de alta complexidade e especializado, é fundamental para que não ocorram contaminações por esses resíduos.

Os outros três caminhões entregues serão utilizados na coleta Mecanizada, que reduz o contato dos coletores com os resíduos domiciliares. Como no caso dos veículos empregados na coleta hospitalar de grandes geradores, os novos possuem implemento compactador para coleta lateral com capacidade de operar com o motor em baixa rotação, reduzindo a emissão de poluentes e o nível de ruído. Diferentemente dos equipamentos antigos, os novos têm, ainda, inclusão de um quarto eixo direcional, que permitirá melhorar a distribuição da carga, além de suspensão pneumática com balança embarcada, para auxílio no planejamento de rotas, e pesagem on-line.

“O sistema de pesagem embarcada dos novos caminhões da coleta mecanizada nos permitirá aprimorar ainda mais nosso já moderno sistema de planejamento operacional”, explica Nunes. “Sem dúvida, com essas atualizações, ampliaremos a eficácia das coletas de RSS e Mecanizada na cidade de São Paulo, reduzindo, inclusive, a emissão de poluentes. ”

 

Cerimônia de entrega

A cerimônia de entrega dos caminhões aconteceu na última sexta-feira, 21 de dezembro, na Central de Tratamento de Resíduos de Serviços da Saúde Marcus Silva Araújo (CTRSS), localizada no KM 26 da Rodovia dos Bandeirantes.

O evento contou com a participação do presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Edson Tomaz, diretores da Loga, e com a demonstração dos novos veículos.

 

Ficha técnica

Conheça os novos caminhões:

Coleta Mecanizada – Volkswagen 17-260 8x2 com implemento de coleta lateral Libremac para 19 m³ com capacidade de funcionamento a 850 RPM, trazendo benefícios tanto para a economia de combustível quanto para o conforto acústico para o operador e aos munícipes. O veículo possui, ainda, 4º eixo direcional para melhorar a distribuição de carga e suspensão pneumática com balança embarcada para auxílio do planejamento de rotas, além de pesagem on-line. Caminhão com câmbio automático.

Caminhão Hospitalar Grande Gerador – Volkswagen 17-260 4x2 com implemento de coleta hospitalar mecanizado Lavrita para 15m³ com capacidade de funcionamento a 850 RPM, trazendo benefícios tanto para a economia de combustível quanto para o conforto acústico para o operador e aos munícipes, incluindo os pacientes dos centros médicos da capital. O veículo possui, ainda, suspensão pneumática com balança embarcada para auxílio do planejamento de rotas, análise da faixa de peso do gerador e pesagem on-line. Caminhão com câmbio automático.

Caminhãozinho Pequeno Gerador – Volkswagen Delivery 3-150 4x2 com baú Facchini para coleta hospitalar de 13,5m³ e maior capacidade volumétrica, o que proporciona maior produtividade. Possui chassi com tecnologia que não utiliza Arla.


Mais publicações


LOGA Logística Ambiental de São Paulo - Sede e Central de Operações: Av. Marechal Mário Guedes, 221 - Jaguaré - São Paulo/SP - CEP 05348-010 - T: 11 2165.3500

© 2019 | LOGA - Logística Ambiental de São Paulo S/A. Todos os Direitos Reservados
Hospedado por: ExacTI