SALA DE IMPRENSA

Notícias
Fale com a Assessoria




< Voltar a página inicial

Presenteie o meio ambiente com um fim de ano sustentável
Publicado em 12/3/2019

Você está em : SALA DE IMPRENSA | Notícias

Que tal curtir este período tão esperado de maneira consciente? 

Com a chegada das férias e as festas de fim de ano, época em que aumenta significativamente a quantidade de lixo produzido nas residências, é preciso estar atento para não sobrecarregar o meio ambiente! Em São Paulo, maior cidade da América Latina, no ano passado, entre janeiro e dezembro, foi registrada média 136,5 mil toneladas de lixo domiciliar por mês. Em dezembro do mesmo ano e janeiro de 2019, o número subiu 6%, de acordo com a Loga – Logística Ambiental de São Paulo, empresa responsável pela coleta, transporte e destinação de resíduos na Região Noroeste da capital paulista.

Isso porque o período inspira mais consumo, seja para presentear ou aproveitar as promoções e descontos. Importante lembrar que muitos dos produtos adquiridos vêm embrulhado em caixas de papelão, plásticos e até películas, gerando mais resíduos, que, se não encaminhados para a reciclagem, aumentarão o volume dos aterros. O desperdício de alimentos também é cena comum após as ceias.

“É preciso cuidar do meio ambiente, ter consciência de que a Terra está em estado de alerta, poupar recursos e repassar às crianças e jovens esses conceitos. Trabalhamos ativamente na conscientização dos cinco Rs, ou seja, ‘repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar’.  Temos consciência da necessidade de mudar hábitos e entender a importância de cada um de nós nesse processo, inclusive na diminuição de geração de resíduos. Nesta época do ano, então, não seria diferente. Pense duas vezes antes de comprar algo novo, pois todo resíduo gerado terá como destino final o aterro sanitário”, explica Francisco de Andrea Vianna, responsável pela Operação Oeste da Loga.  

Outro fator que contribui para o aumento do volume de resíduos nesta época são as famosas faxinas de fim de ano dos armários. “Descartar o que não foi utilizado durante o período é um traço cultural da nossa sociedade. Mas, é necessário falarmos de reaproveitamento. Por que não dar destinos diferentes àquilo que não se usa mais? Customizar alguma peça para que ela se torne ainda útil ou doá-la a pessoas que possam ainda usar o material é um ato sustentável e cada vez mais necessário”, salienta Francisco. 

Economia também à mesa

No caso dos alimentos, um jeito fácil e rápido de evitar desperdícios é calcular a quantidade adequada de comidas para as festas. “Para isso, olhar a despensa antes de ir ao supermercado e fazer uma lista apenas com aquilo que não se tem em casa já ajuda bastante”.

 Aproveitar os alimentos em sua totalidade, usando cascas, talos e sementes, é outra atitude que evita desperdícios. Criar pratos novos, transformando as carnes servidas na ceia em recheios para tortas no dia seguinte, aproveitar as frutas não consumidas para fazer doces e geleias e congelar os alimentos que sobraram são atitudes simples, que fazem a diferença para o bem. O resíduo orgânico, quando se decompõe, fermenta e produz o gás metano, nocivo à camada de ozônio.

 Entretanto, lembre-se: manter o descarte correto do lixo vale para qualquer mês do ano! Por isso, ajude na coleta seletiva, separando o que é reciclável e o que não é. Amarre bem os sacos de lixo para que eles não se abram no caminho, evite disponibilizar os resíduos na calçada quando estiver chovendo ou com a proximidade de tempestades. Caso não perceba risco de chuva, disponha o saco de resíduos na calçada uma hora antes da passagem do caminhão coletor

 Para conferir mais dicas de como auxiliar na coleta seletiva, basta acessar www.reciclasampa.com.br. A ferramenta conta com informações sobre materiais recicláveis e como separar o lixo, além de ter espaço voltado para pesquisa de horários e ruas atendidas pelo serviço.

 


Mais publicações

Volta às aulas com responsabilidade ambiental
( Publicado em 1/14/2020 )


No fim de ano, também devemos consumir de maneira consciente
( Publicado em 12/23/2019 )


Coleta Domiciliar contribui para prevenção de enchentes
( Publicado em 12/16/2019 )


Loga é a primeira em Compliance no setor de infraestrutura
( Publicado em 12/9/2019 )


Empresas de Limpeza Urbana se unem para criação Pacto Setorial
( Publicado em 12/4/2019 )


Mais publicações...


LOGA Logística Ambiental de São Paulo - Sede e Central de Operações: Av. Marechal Mário Guedes, 221 - Jaguaré - São Paulo/SP - CEP 05348-010 - T: 11 2165.3500

© 2020 | LOGA - Logística Ambiental de São Paulo S/A. Todos os Direitos Reservados
Hospedado por: ExacTI