COLETA MECANIZADA DE SUPERFÍCIE E SUBTERRÂNEA

A adaptação devido ao agravamento da pandemia em 2020 foi algo natural em todas as áreas de trabalho e no caso da Coleta Mecanizada não seria diferente visto sua presença nas ruas de São Paulo. São cerca de 800 contêineres para recolhimento entre a região central e oeste. Enquanto algumas profissões tiveram a opção do home office, no caso dos nossos heróis da coleta, o trabalho não parou por um dia sequer. Caminhão na rua e o melhor atendimento da cidade prestado ao munícipe.

Várias medidas foram tomadas para que os nossos colaboradores estivessem protegidos da melhor forma. Orientações constantes sobre como proceder dentro de uma realidade nova de trabalho e o cumprimento total das medidas de prevenção estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso das máscaras distribuídas pela Loga, higienização e tanque de água para higienização das mãos – neste caso, uma medida voltada especificamente para essa área de atuação.

Segundo a pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA), cerca de 46% das empresas adotaram a estratégia do home office. O percentual é representativo e para a Coleta Mecanizada teve efeito prático no campo de atuação. Entre março e maio de 2020, houve aumento significativo na quantidade de resíduos em função do crescimento do fluxo de pessoas dentro de casa.

A solução inovadora de Coleta Mecanizada, utilizada desde 2012, tem sido primordial em tempos de pandemia. O coletor não tem contato direto com os resíduos – o que garante maior proteção aos profissionais e agilidade no recolhimento do material. Cada ponto de coleta leva em média 60 segundos para ser realizado, no caso da Mecanizada de Superfície. A ação é realizada com a utilização de caminhões fabricados para cumprir o procedimento de esvaziamento dos contêineres e também sua higienização. Essa inovação em coleta evita aquelas cenas de acúmulo de lixo nas calçadas.

Os contêineres são utilizados em dois processos: o primeiro é a coleta mecanizada de superfície que possui alta resistência a fortes chuvas e pode ser acionada por uma alavanca. Já o segundo é subterrâneo e pode ser ativado por meio de um cartão magnético que o munícipe recebe para uso pessoal, sem a possibilidade de transferência para terceiros.

Nestes sistemas, o cidadão foi contemplado com o privilégio de depositar seu lixo a qualquer momento do dia, sem o risco de entupir bueiros e com um visual mais bonito. A inovação a serviço da cidade e do meio ambiente – fatores que guiaram a Loga em seu passado, conduzem no presente e geram um olhar especial para o futuro, com projetos para a expansão do programa e mais contêineres e caminhões em outros bairros da cidade trazendo mais modernidade e tecnologia ao processo de coleta, equiparado a padrões internacionais.

Contêineres do Sistema Subterrâneo:

  • Bigtainer Capacidade de 20 mil litros.
  • Sidetainer Capacidade de 3.200 litros.

Contêineres do Sistema de Superfície:

  • Sidetainer Capacidade de 3.200 litros.