
A gestão adequada de resíduos desempenha um papel mais que importante na promoção da saúde pública, ela contribui para a preservação do meio ambiente, a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida da população. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre este tema e fortalecer a informação à sociedade, a Loga promoveu, no dia 16 de junho, um seminário voltado à gestão de resíduos para profissionais de saúde que atuam em subprefeituras do agrupamento noroeste da cidade de São Paulo, como Sé, Brasilândia, Perus e Jaçanã.

Realizado no Auditório do Museu Catavento, com apoio da SP Regula, o encontro reuniu cerca de 100 participantes, entre Agentes de Promoção Ambiental (APAs) do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), gerentes do programa e representantes da Secretaria Municipal de Saúde. Eles tiveram a oportunidade de interagir com os palestrantes e esclarecer dúvidas.



Durante o seminário, foram apresentados os serviços prestados pela Loga, as tecnologias utilizadas na gestão e valorização de resíduos, além do Ecoparque Bandeirantes, empreendimento que representa um marco para a gestão de resíduos em São Paulo. Considerado uma referência em inovação e sustentabilidade, o complexo utiliza tecnologias capazes de transformar resíduos em recursos, contribuindo para a modernização do setor e para a construção de uma cidade mais sustentável.

A programação também abordou temas como o panorama da gestão de resíduos e os desafios da coleta urbana, inovações operacionais voltadas à eficiência e sustentabilidade, gestão de resíduos recicláveis, cultura de prevenção, transformação e circularidade na gestão de resíduos, além do papel da educação ambiental na promoção de mudanças de comportamento.




A iniciativa reforçou a parceria entre a Loga e a Secretaria Municipal de Saúde, construída ao longo dos anos por meio de ações conjuntas de conscientização e campanhas educativas, além de fortalecer o papel desses profissionais como multiplicadores de informação junto à população.